O verão chega e a famosa marquinha de biquíni também! Essa é época que as mulheres se expõe ao sol para conseguir aquele bronzeado. Mas essa prática pode prejudicar a pele, quando exposta aos raios UV,a pele pode desenvolver queimaduras, insolação, manchas e até o câncer de pele! Entretanto, é possível conseguir aquele bronzeado e manter a pele saudável, veja como:

A melanina é a proteína responsável pela pigmentação dos cabelos e olhos e está em maior quantidade na pele. Sua principal função é ajudar a proteger o organismo dos efeitos agressivos da radiação solar  quando há exposição excessiva aos raios UV, ocorre maior produção desses pigmentos, refletindo no efeito bronzeado. É um mecanismo de defesa contra a radiação, que penetra na pele e gera lesão no DNA das células.

A questão é que as pessoas produzem quantidades diferentes dessa pigmentação no corpo. Pessoas com pele clara, como ruivos, por exemplo, apresentam naturalmente pouca melanina na pele, por isso, tendem a se queimar com facilidade e não bronzeiam. Por outro lado, quem tem a pele morena e negra apresenta maior quantidade de melanina, sendo capaz de produzir um bronzeado com maior facilidade. Portanto, para garantir uma marquinha saudável em qualquer fototipo, é necessário manter a exposição ao sol deve gradualmente e com proteção, proporcionado um estímulo à formação de melanina e evitando a queimadura solar.

Um dos fatores principais para um bronzeado saudável é o uso do filtro solar com FPS 30, no mínimo. O uso do protetor não confere um bloqueio completo aos raios ultravioletas, permitindo um estímulo suave, o que aumentará a quantidade de melanina e, consequentemente, dando o aspecto bronzeado.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.